Visitem

Materias


Elenco de estrelas fala do desenho Rio


Temperatura amena e clima hollywoodiano para a pré-estreia da animação “Rio”, dirigida pelo brasileiro Carlos Saldanha (“A Era do Gelo”). Os astros que emprestaram as vozes aos personagens vieram para a cidade do Rio de Janeiro e comparecerem nessa terça-feira (22/3) a um cinema na região da Lagoa, zona sul do Rio, para uma entrevista coletiva diante da imprensa mundial. Além do diretor, participaram do encontro os astros Anne Hathaway (“Amor e Outras Drogas”), Jesse Eisenberg (“A Rede Social”), Jamie Foxx (“Ray”), Jemaine Clement (série “Flight of the Conchords”), o rapper Will.I.Am, o cantor Taio Cruz, e os brasileiros Rodrigo Santoro (dublador de um dos personagens tanto em inglês quanto em português), Carlinhos Brown, Bebel Gilberto e Sérgio Mendes.
“Rio” presta uma homenagem à Cidade Maravilhosa através da história de Blu (Eisenberg), uma arara azul domesticada nos Estados Unidos, que retorna ao país natal na esperança de acasalar com a última fêmea de sua espécie, Jade (Hathaway). O problema é que Blu nunca foi capaz de voar e sua vinda ao Brasil será desafiadora em vários sentidos – da presença dos coadjuvantes pitorescos até a ameaça concreta de traficantes de animais.

O projeto é descrito como um sonho de longa data de Saldanha, e é a visão que ele tem do Rio de Janeiro que prevalece na versão final. “Moro nos EUA há muitos anos e acho que as pessoas ouviram falar do Rio mas não conhecem a cidade de fato”, ele explicou.
Radicado há 20 anos nos EUA, Saldanha, que assinou a trilogia “A Era do Gelo” e codirigiu “Robôs” para a Fox, contou que palavras não foram o suficiente para descrever o Rio de Janeiro que ele tinha em mente para sua equipe de animadores. Ninguém captava muito bem o que a cidade representava para o diretor. Assim, decidiu trazer seu grupo de desenhistas para a cidade, em pleno carnaval carioca. “Não queria um registro de turistas”, afirmou o diretor, “queria mostrar a vibração do carioca e do povo brasileiro. Todo mundo se comprometeu a embarcar nessa viagem e conseguiu. Isso é um sonho se concretizando depois de 10 anos.” ‘
“É maravilhoso ver o mundo que Carlos criou e que me inspirou tanto a criar este personagem”, disse Jesse Heisenberg, indicado ao Oscar por seu papel em “A Rede Social”, que vive o protagonista alado da história. “Meus filmes favoritos são aqueles que têm uma marca forte do diretor. E este filme é como os outros que já fiz: também é muito pessoal. O modo como Carlos descrevia a cidade para nós e agora estar aqui e poder ver é maravilhoso. Tem um significado emocional muito forte.”
Jesse, assim como a colega Anne Hathaway, veio ao Brasil pela primeira vez. Ele está na cidade há alguns dias, passando despercebido por suas caminhadas. Anne, que chegou no domingo e teve cada passo registrado pelos fotógrafos, não teve a mesma sorte. A viagem, porém, parece ter sido muito aguardada por ela. “Das primeiras reuniões até aqui se passaram três anos. Boa parte desse tempo passamos numa sala escura em frente a um microfone, só imaginando os cenários. Mas havia a promessa de que um dia viríamos para o Rio. Deixar de ser apenas uma voz para ver o filme pronto e vir para a cidade em que ele se passa, que eu nunca tinha visitado e tem pessoas tão bonitas, tem sido uma experiência maravilhosa”, a atriz afirmou.
Ela também só tinha coisas boas a dizer sobre a cantora Bebel Gilberto, com quem dividia a mesa de entrevistas. “Sua música é a razão pela qual me apaixonei pelo Brasil pela primeira vez. Te amo.”, declarou Anne, que corou quando a brasileira retribuiu os elogios. “Já posso morrer”, brincou fingindo um desmaio.
Amor ao país e aos brasileiros, aliás, foi o que não faltou. Will.I.Am chegou a revelar que planeja comprar apartamento na Barra da Tijuca. “Não sei expressar em palavras o quanto amo o Brasil. Estive aqui para o carnaval e voltei para a première porque não poderia perder. Quinta-feira vou procurar meu apartamento”, afirmou o rapper.
Will.I.Am é um dos envolvidos na trilha, junto de Taio Cruz e do baiano Sérgio Mendes, que assina a trilha como compositor oficial, ao lado de John Powell. Foi Sérgio quem garantiu o envolvimento de Carlinhos Brown, e é ele que responde por boa parte da mistura de ritmos que cria a atmosfera vibrante da animação. “Pude exercitar várias faces como um artista: compor, executar e gravar”, disse Sérgio.
No caso de Taio, a participação foi fácil. “Depois da reunião com a equipe de Carlos, tinha algumas ideias para a letra da música. Dois minutos depois de deixar a reunião eu já tinha escrito a letra de ‘Telling The World’. Foi mágico”, diz o músico
Além de participar da trilha sonora cantando “Samba de Orly”, Bebel Gilberto é outra brasileira com maior envolvimento com o desenho. Ela aparece brevemente na tela como uma tucana chamada Eva, e revelou que sofreu para cantar “Garota de Ipanema” fora do tom, como pedia a personagem: “Com muita ajuda do Carlos eu consegui cantar desafinando e a cena ficou boa”, disse aos risos.
Para os atores, a experiência foi igualmente gratificante. Anne Hathaway, por exemplo, extraiu uma lição valiosa de sua personagem. “Sou mais parecida com Blu do que com Jade. Ela é muito diferente de mim, por ser meio solitária, mas esse foi o interessante do trabalho. ‘Rio’ é uma história sobre como leva tempo para realmente apreciarmos alguém e ela aprende a apreciar Blu”, refletiu a atriz.

Com Santoro, o trabalho foi especial, em parte por corresponder a algo inédito. “É a minha primeira vez fazendo animação e foi ótimo”, disse. Santoro já dublou personagens animados antes (caso das versões brasileiras de “Stuart Little”), mas nunca teve antes um personagem criado especificamente para si. “Estou muito orgulhoso de fazer parte deste projeto”, completou.
“Rio” será exibido para elenco e convidados pela primeira vez nesta terça (22/3), e poderá ser visto por todos os brasileiros em estreia ampla a partir de 8 de abril. A Fox investe pesado no lançamento nacional e internacional. Está aí uma visão do Rio de Janeiro para turista nenhum botar defeito – dos turistas anônimos aos mais celebrados.







Nenhum comentário:

Postar um comentário